O Metro nascia
e projectava-se
na cidade.

cliente

Metro do Porto

ano

2001 - 2019

áreas

Design, Identidade, Sinalética

  • movimento
Metro do Porto
Metro do Porto
Metro do Porto

 

desafio

O Metro nascia e projectava-se na cidade.
Os destinos de sempre, mas agora com novos trajectos, novas paragens, novas viagens.
Com a cidade nas janelas, ou o breve escuro entre novas estações, novos nomes, novas ligações, subidas e descidas, direita e esquerda.

Qual o melhor caminho? Como chegar mais depressa?

 

objectivo

Criar e desenvolver um sistema de informação,  com duas características fundamentais e (só) aparentemente contraditórias:

– que não estivesse presente,  enquanto dele não precisássemos,

– que imediatamente se apresentasse, preciso e claro, no momento certo de escolha

  • vida

Simples e
“invisível”.

Metro do Porto
Metro do Porto
Metro do Porto
Metro do Porto
Metro do Porto

 

conceito

Simples e “invisível”. Simples e claro. Simples e preciso.

O projecto começou em 2004, com uma só linha activa na rede metro, e foi concebido de raiz para acompanhar o crescimento da rede até ao panorama actual de 6 linhas, num processo evolutivo que se abre agora a novos desafios com a prevista ampliação da rede nos próximos anos.

Na base criativa do projecto esteve a identidade visual do Metro do Porto, projectada pela mesma equipa com a colaboração decisiva do designer Pedro Almeida. No trajecto consolidamos uma especialização sobre sinalética.

E assim a cidade flui e a vida segue em movimento, sem espaço para dúvidas ou interrupções.

Design de equipamento Carlos Aguiar

  • PRÉMIOS

 

Monocle/The Escapist 2018
Travel Top 50: Eye-catching Public Transport Branding
link