
O Metro nascia
e projectava-se
na cidade.
cliente
Metro do Porto
ano
2001 - 2019
áreas
Design, Identidade, Sinalética
- movimento



desafio
O Metro nascia e projectava-se na cidade.
Os destinos de sempre, mas agora com novos trajectos, novas paragens, novas viagens.
Com a cidade nas janelas, ou o breve escuro entre novas estações, novos nomes, novas ligações, subidas e descidas, direita e esquerda.
Qual o melhor caminho? Como chegar mais depressa?
objectivo
Criar e desenvolver um sistema de informação, com duas características fundamentais e (só) aparentemente contraditórias:
– que não estivesse presente, enquanto dele não precisássemos,
– que imediatamente se apresentasse, preciso e claro, no momento certo de escolha
- vida
Simples e
“invisível”.





conceito
Simples e “invisível”. Simples e claro. Simples e preciso.
O projecto começou em 2004, com uma só linha activa na rede metro, e foi concebido de raiz para acompanhar o crescimento da rede até ao panorama actual de 6 linhas, num processo evolutivo que se abre agora a novos desafios com a prevista ampliação da rede nos próximos anos.
Na base criativa do projecto esteve a identidade visual do Metro do Porto, projectada pela mesma equipa com a colaboração decisiva do designer Pedro Almeida. No trajecto consolidamos uma especialização sobre sinalética.
E assim a cidade flui e a vida segue em movimento, sem espaço para dúvidas ou interrupções.
Design de equipamento Carlos Aguiar
- PRÉMIOS