Um acessório imprescindível na movida.
cliente
O Porto é a Nossa Casa – Copão
ano
2017
áreas
Activação, Estratégia, Publicidade
- equipamento
contexto
Na segunda temporada da campanha “O Porto é a Nossa Casa”, o foco esteve na movida. Nomeadamente, num detrito incontornável mas simultaneamente indesejado: o copo de plástico.
O cenário, ao final de uma noite bem aproveitada, era apocalíptico: uma cama de copos de plástico cobria as ruas mais procuradas. Embora este tapete tivesse já sido removido antes do sol bater nele, o problema logístico de o remover permanecia.
Convidar quem sai à noite a não deixar os copos espalhados pelo chão parecia simples, mas no terreno verificamos que não bastava a comunicação: faltavam contentores adequados e um serviço adaptado a este contexto específico.
- motivar
A questão, aqui, era de base: não havia equipamentos de deposição de lixo suficientes nas áreas críticas.
Para além de comunicar, foi preciso equipar.
conceito
Criámos o Copão.
Como apresentar este novo aliado? A quem o apresentar, e onde?
Com uma festa de apresentação.
Concentradas em espaços nocturnos de grande acumulação de copos de plástico, um DJ set animava de forma crescente o ambiente e um contador registava o número de copos recolhidos, celebrando com música as metas atingidas.
Mais do que a recompensa, verificou-se que a gamificação do acto de depositar copos de plástico era o real motivador – e o número cada vez maior de copos recolhidos contabilizados nos ecrãs levavam a um envolvimento de todos quantos ali estavam.
Adicionalmente, foi explorado um nível mais genérico da campanha, mantendo o mote vivo num plano mais transversal
- níveis
Da próxima vez que estiverem de copo na mão, procurem o contentor azulão.