Um novo ritmo
em Barcelos.
Toca a mexer!

cliente

TUBA – Identidade

ano

2018 - 2020

áreas

Design, Estratégia, Sinalética

  • TUBA


contexto

A mobilidade é hoje um dos grandes desafios para as cidades. Mais do que um sistema de transportes, importante estabelecer uma rede intermodal e integrada com outros serviços capazes de servir os utilizadores. Como comunicar este novo ritmo que põe todos a mexer?

Em Barcelos, a resposta estava na própria identidade do território. Uma marca que, em simultâneo, inaugura a nova era da mobilidade e é, orgulhosamente, barcelense.






conceito

Este sistema de mobilidade, com mais opções de transporte e percursos, comunica de forma muito próxima com o utilizador. És tu e Barcelos. Criámos, por isso, o Tuba.
Um nome que, para além da proximidade, nos traz o verdadeiro ritmo, ou não fosse ele o instrumento marcador das composições musicais das bandas da região.

Também os restantes elementos do sistema, dos veículos ao logótipo, das cores das linhas a todo o sistema de sinalética, são parte de uma marca de personalidade aguerrida, muito inspirada na cultura local.





  • cidade


O artesanato, principalmente através do Figurado de Barcelos, influencia as formas, e as cores derivam dos elementos folclóricos minhotos. O Tuba nasce em Barcelos mas cresce para o futuro. Uma personalidade vincada e activa que lança uma nova dinâmica na cidade.





  • ritmo